SETOR GRÁFICO DEVE CRESCER ATÉ 2017:
O FUTURO É PROMISSOR, MAS A CONCORRÊNCIA SERÁ GLOBAL.
US$ 668 bilhões. Este é o faturamento previsto para a indústria gráfica mundial em 2017, quando o Brasil promete alcançar o posto de oitavo maior mercado gráfico do mundo, com movimento de US$ 20 bilhões. Para chegar lá, o mercado nacional experimentará picos de crescimento superiores ao dobro da média mundial de 2%. Dentre os segmentos melhor posicionados para protagonizar esse salto, alinham-se embalagens impressas, rótulos, etiquetas e revistas – todos com evolução prevista superior a 4%. Seguem-se, encartes (alta de 3,5%), jornais (2,4%), guias, folhetos, mala direta e catálogos (por volta de 1,5%). Até para livros, tão ameaçados pela popularização dos e-readers, projeta-se evolução de 0,6%.
À luz dos resultados recentes da indústria gráfica (-3,6% em 2013), parece impensável a realização desse prognóstico. Mas a fonte inspira respeito suficiente para se acreditar que, abstraindo as dificuldades do momento, há no horizonte um futuro promissor ao setor gráfico. É o que mostra o estudo “Mercado mundial de impressão: identificando oportunidades para a indústria de impressão”, realizado em 2013 pela Unidade de Inteligência da revista inglesa The Economist, a pedido da associação americana NPES. A pesquisa envolveu levantamentos em 51 países e faz parte de um monitoramento mundial que, desde 2007, tem o objetivo de orientar investimentos na cadeia da impressão.
As perspectivas são excelentes, porém, existe um outro lado dessa atraente moeda que requer atenção. Tamanho potencial colocará o Brasil no centro de interesse da indústria gráfica mundial, em especial daquela cujos mercados nativos experimentam desaceleração para alguns produtos, como a européia e a norte-americana, e a poderosa indústria gráfica chinesa que, no período, deverá suplantar os Estados Unidos na liderança mundial.
Para garantir seu quinhão nesse crescimento fantástico, o empresário gráfico brasileiro tem desafios pela frente. Por exemplo, a profissionalização da gestão e a percepção do potencial de novos nichos, como as oportunidades para impressão nas produções multimídias, no florescente mercado publicitário (que já é o quinto maior do mundo, tendo suplantado o do Reino Unido) e na confecção de todo tipo de embalagem. A hora de se modernizar e investir em tecnologias, equipamentos e processos que agreguem qualidade e serviços é agora. Ou há risco de ser engolido por uma comoditização crescente, que achata preços e margens.
A regra do jogo é aumentar produtividade e competitividade. Mas as 21 mil empresas do setor, embora ávidas para investir, ainda se veem acuadas pelo ambiente hostil aos negócios. 60% do PIB gráfico não contam com o benefício da desoneração da folha de pagamento; na impressão de livros, continuamos tributados com PIS e Cofins, enquanto os livros impressos no exterior chegam com total isenção tributária; itens fundamentais para a população, como embalagens de alimentos da cesta básica e material escolar, que deveriam ser isentos de tributação, são fortemente onerados por impostos e contribuições.
O apelo para a eliminação dessas ameaças à competitividade, ao lado da solicitação de margem de preferência para as compras públicas de livros e cadernos e do fim do conflito entre ICMS e ISS no segmento de embalagens, compõe a Carta da Indústria Gráfica à Nação, documento apresentado na posse da diretoria da Associação Brasileira da Indústria Gráfica, em junho, e enviado aos principais candidatos à presidência.
O futuro, como os números indicam, é promissor ao setor e ao País. Mas não é uma profecia autorrealizável. Os alicerces para suportar tal crescimento dependem da combinação do empenho individual dos empresários com a disposição do poder público de criar mecanismos de apoio efetivo ao aumento da competitividade. Que cada um faça sua parte!
*Levi Ceregato é presidente nacional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica e Carlos Augusto Di Giorgio é presidente do Sindicato das Indústrias Gráficas no Município do Rio de Janeiro
Para a sua publicidade ao ar livre Webgráfica, fabricante de bandeiras publicitárias e beachflags, selecionou para você uma grande variedade de wind banners personalizados (também chamados de bandeira de navegação ou bandeira de praia ) para uso interno e / ou externo. Os profissionais têm entendido, um beachflag colocado na frente da loja, é um suporte de comunicação vertical a preços de desconto, que não deixará de atrair a atenção dos clientes, graças à sua visibilidade em altura!
Criamos seu logotipo personalizado de acordo com sua necessidade! Oferecemos 6 modelos de chamas publicitárias, cada uma disponível em diferentes formas e / ou tamanhos. Se você quer uma bandeira gigante personalizada ou um formato de bandeira de praia mais clássico, você encontrará o banner de publicidade que atende às suas necessidades!
Dependendo do seu orçamento e da localização da sua bandeira para imprimir , você precisará escolher o modelo certo. Webgráfica.Pro, fabricante de bandeiras personalizadas oferece:
- A bandeira Eco - oriflamme barato : é a bandeira de publicidade de desconto, ideal para pequenos orçamentos. A vela personalizada deste logotipo de bandeira é retangular e alcançada, com a estrutura da chama de publicidade, 2,50 metros. Esta faixa de descontos pode ser exibida tanto no interior como no exterior: esta bandeira de praia é resistente a ventos de até 30 km / h graças ao seu pé de flagelo de 8 litros.
- The Flag Fix - o best seller de nossas bandeiras : um banner clichê que combina eficiência, versatilidade e originalidade! Verdadeiro sinal vertical de uma altura de 2 a 5 metros, é a loja ideal, ou interna para destacar seus produtos ou sua marca: restaurante oriflamme, loja, comércio exterior. São oferecidos 2 tamanhos de velas publicitárias: oriflamme straight form e drop shape.
- The Flag Evolution - a bandeira de praia telescópica : é um banner ideal para uma exposição aos ventos. Seu mastro telescópico lhe dará uma visibilidade distante e adaptável. 2 formas de vela personalizadas estão disponíveis para a sua bandeira de logotipo: um design em forma de asa é ideal para sinalização animada e original na beira da estrada, por exemplo, ou uma forma reta mais clássica.
- Bandeira do Vento - Ventos Fortes : Você está em uma área ventosa à procura de um forte meio de publicidade ao ar livre? O Flag Wind é uma bandeira ultra resistente com extraordinária estabilidade graças ao seu pé de reservatório que pode chegar a 76 kg de carga.
- The Flag Mistral - a publicidade flag-mat : você faz uma renovação de fachada e quer comunicar altura? O Flag Mistral é o banner ideal para esse uso. Este mastro de publicidade é fixado em paredes ou em postes de forca por um sistema de trava e resiste aos ventos mais fortes.
- The Flag Indoor - a bandeira de publicidade para feiras : você está procurando um suporte de grande formato para sinalizar sua posição em seus eventos, feiras, exposições internas ... dar um passeio ao lado de bandeiras modulares internas especialmente projetadas para essa finalidade. Móvel e fácil de transportar graças à sua estrutura leve e ao seu saco de transporte, este banner personalizado de 3 metros de altura não o deixa mais! E pegue ainda mais altura com as formas originais do Flag Unik 2 ( Blade Sail e gigante Flag Rocket ), uma bandeira XXL de até 5 metros de altura!
Quer esteja à procura de um banner para um restaurante, ou para um evento corporativo ou para uma exposição de pleno direito, a nossa vasta gama de chamas personalizadas pode satisfazer as suas expectativas.
Todas as nossas velas publicitárias são impressas por sublimação têxtil em uma malha têxtil de 110g / m². Essa tecnologia de impressão oferece excelente reprodução de cores e longa vida útil da impressão no banner. Com efeito, graças a isso, a bandeira de publicidade tem excelente resistência a abrasões e arranhões.
Crie sua bandeira de logotipo na imagem de sua empresa e de acordo com suas necessidades: um banner de publicidade de baixo custo para um orçamento pequeno, uma bandeira externa telescópica ou uma bandeira de mistral personalizada para ser fixada em uma forca. Cabe a você escolher e criar o banner que combina com você. Impressão sublimação irá garantir-lhe uma bandeira de publicidade de qualidade para seus diferentes usos ao ar livre.
Graças à impressão de sublimação têxtil proposta, estes logotipos personalizados podem ser lavados e passados a ferro . Descubra todas as nossas dicas para a manutenção de suas bandeiras de vela.
Encontre todas as nossas bandeiras personalizadas : banners ao ar livre, bandeiras de publicidade ao ar livre (beachflag) e bandeiras de fãs .